segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Como o coaching pode ajudar a ter um bom relacionamento amoroso



A natureza do homem é relacional, já dizia Freud. Ser ouvido na essência, ser notado, reconhecido e amado, ter o direito de errar, são as necessidades básicas do ser humano, que conseguem ser supridas por meio das relações, sejam elas familiares, de amizades ou afetivas.
Nesse sentido, passamos nossa vida nos relacionando: primeiramente com nossos pais e parentes próximos, então vamos crescendo e fazendo amizades com vizinhos, colegas de escola, até passarmos para os relacionamentos amorosos.
Todos nós estamos em busca de um grande companheiro que divida conosco as alegrias, tristezas, adversidades e conquistas, alguém em que possamos confiar plenamente e que ame nossa essência verdadeiramente.
Existem alguns fatores fundamentais que contribuem para o estabelecimento de relacionamentos saudáveis, como o respeito, carinho, confiança, cumplicidade, amizade e bom humor. Mas, com a correria do dia a dia, o tempo passa rapidamente sem nossa devida atenção e infelizmente a relação pode cair em uma zona de “desconforto”.
Nesse sentido, o Coaching é uma metodologia que pode apoiar a construção de bons relacionamentos, pois seu processo abrange o ser humano de forma plena, envolvendo em todos os aspectos de seu universo.


Autoconhecimento

Para estar bem com o cônjuge é necessário primeiramente estar bem consigo mesmo. Nesse sentido, o autoconhecimento é fundamental para construção de um relacionamento saudável, uma vez que você estará em harmonia com sua essência e com o que te faz feliz. Assim, a felicidade do outro passará a ser promovida naturalmente.


Ouvir na essência

É a capacidade de ouvir seu cônjuge integralmente,incluindo as palavras que não estão sendo ditas. É a capacidade de perceber o não verbal que está contido no intervalo de cada palavra, como gestos, respiração e olhar. Este é o único e melhor caminho para criar um estado de fluxo entre os dois, um entrelaçamento de boas energias, gerando uma conexão de corpo, alma e espírito com você mesmo e com seu parceiro. Quando você está conectado com o outro de coração e mente aberta, você transmite verdadeiramente a sua essência.


Suspender o julgamento

É importante compreender e respeitar que seu cônjuge teve uma criação diferente da sua e que a forma como ele enxerga o mundo é particular. A ausência de julgamento é essencial para a saúde do relacionamento.
Em situações de conflito, procure se colocar no lugar do outro. Esteja aberto a conversar de maneira tranquila e verdadeira, evitando discussões e desgastes desnecessários.


Patrocínio Positivo

Consiste em afirmações poderosas e certas, com o objetivo de levar o cônjuge para um estado mental positivo, gerando receptividade e apoio.
Alguns exemplos: Eu caminho com você; Eu estou com você; Eu entendo você; Estamos juntos neste processo; Eu respeito você; Eu acredito em você; Conte comigo nesta caminhada; Parabéns, você está indo muito bem; Você tem todos os recursos necessários para conseguir ir além!


Comunicação

Após 30 anos de aconselhamento para casais e famílias, o antropólogo Gary Chapman, identificou e apontou que existem 5 linguagens básicas pelas quais o amor é expressado e compreendido.
Veja abaixo as 5 linguagens do amor:
·                                 Palavras de afirmação: são sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como“Acho que você faz isso muito bem”, e incentivos como “Vai dar tudo certo”;
·                                 Qualidade de tempo: é a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, ao companheiro. As atitudes ou dialetos como conversas, passeios, assistir TV juntos, fazem a diferença;
·                                 Presentes:não importa o valor financeiro, e sim o ato de presentear e surpreender;
·                                 Gestos de serviços: aqui o que você faz, fala mais alto do que qualquer palavra, como lavar louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, etc;
·                                 Toque físico: o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa, exemplo: beijos, abraços, cutucões, relações sexuais, entre outros.


Ressignificação

Todo relacionamento passa por desafios, em menor ou maior intensidade.O que faz com que estes momentos não prejudiquem o casal é a habilidade da ressignificação.
Ressignificar não denota ignorar os problemas, mas perceber um ponto de vista diferente, dar-lhe um novo significado, absorver apenas o que é positivo e agregador.
Perdoar é dar a oportunidade ao cônjuge de ser melhor do que ontem.É despertar também a responsabilidadede não cometer o mesmo erro. O perdão acontece na medida em que se quer o bem do outro, um ato que atinge positivamente aquele que recebe e também aquele que doa. O perdão cura, fortalece e amadurece o relacionamento.


“Não é o amor que sustenta um relacionamento é a forma de se relacionar que sustenta o amor!”


E você, como tem cultivado seu amor? Comente e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário