quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Gratidão, uma ponte entre nós e todo o universo

Hoje meditei sobre a gratidão, e como ela influencia em vários aspectos de nossa vida. A gratidão tem um poder enorme em nossa vida, de transformar em plenitude e abundância. Atrai pensamentos e energias positivas, e traz leveza ao coração.

Quantas e quantas vezes dedicamos horas a sofrer com algum problema, algo que deu errado. Quantas vezes dedicamos uma postagem em uma rede social, a reclamar de um dia de chuva, ou de sol, ou de nuvens. O ser humano muitas vezes não sabe para onde quer ir, aonde quer chegar, gasta energia com situações que o levarão a lugar nenhum.

Não temos tempo para nada, para nossa família, amigos. Não temos tempo para ler um livro, assistir a um filme, ou qualquer situação que nos conecte com nos mesmos. Passamos nossos dias justificando nossas ações, encontrando culpados, se vitimizando quando nos colocam contra a parede. Quando somos vítimas, somos automaticamente ingratos com todo o sistema. Nos colocamos em posição de coitados, não enxergando um palmo de ante do nariz.



Certa vez li um trecho do encontro de Alexandre, o grande, e o mendigo nu. Refleti sobre a gratidão e plenitude na vida de uma pessoa, veja:

“Alexandre, o grande, encontrou Diógenes que era um mendigo nu, com apenas uma lâmpada, sua única posse. E mantinha sua lâmpada acesa mesmo durante o dia. Ele se comportava de maneira muito estranha, e Alexandre teve de lhe perguntar: - Por que está mantendo essa lâmpada acesa durante o dia? Diógenes levantou sua lâmpada, olhou para o rosto de Alexandre e disse: - Estou procurando pelo homem de verdade dia e noite e não o encontro.
Alexandre ficou chocado por um mendigo nu poder dizer esse tipo de coisa a ele, um conquistador do mundo. No entanto ele notava que Diógenes era muito belo em sua nudez. Os olhos eram tão serenos, o rosto tão pacifico, suas palavras tinham tanta autoridade, sua presença era tão tranqüila, que o próprio Alexandre parecia um mendigo ao lado dele. Ele escreveu em seu diário: ‘ Pela primeira vez senti que a riqueza é algo diferente de ter dinheiro. Eu vi um homem rico.”

E se você acordasse hoje apenas com as coisas as quais agradeceu ontem? Eu te faço essa pergunta e peço que reflita um pouco sobre a história de Alexandre, o grande, conquistador do mundo, e Diógenes que foi um grande filosofo que perambulava por Atenas apenas com uns trapos e sua lâmpada.

Note que ser ele como é simples diante dos olhos dos outros, mas há uma linha de pensamento grandiosa. Observe que estar grato é muito maior que simplesmente agradecer ao porteiro do prédio, por abrir a porta do elevador para você. Estar, ser grato é maior que tudo isso. É ser e agradecer pelo que tem, e pelo que é. Nós usamos nossa energia para pedir, reclamar, justificar. E eu te pergunto, se dedicássemos a mesma energia da ingratidão, na gratidão?

Para que nossos desejos sejam manifestados, precisamos estar em sincronicidade com as leis universais. A sincronicidade não é um fenômeno que apresenta somente soluções grandiosas, espetaculares. Ela se apresenta no dia a dia em nossa vida, com pequenos detalhes, como aquele chinelo “esquecido” na porta de casa, bem naquele dia chuvoso em que tudo que você precisava era tirar os sapatos. Ou como aquele abraço apertado, vindo de uma pessoa querida, naquele dia em que parece que tudo deu errado.

Agradecer é a forma mais limpa e forte de se conectar com o Divino. Tenha certeza de que quanto maior nossa gratidão, mais bênçãos de amor, alegria, paz, virtudes positivas e prosperidade ele nos enviará.

A gratidão tem o poder de transformar nossa vida, desbloqueando-a em plenitude.

As pessoas costumam procurar a fórmula da felicidade, e não sabem que ela existe! Veja: quando agradecemos cada momento feliz e dedicamos ao menos 5 minutos a este momento, acabamos por cultivar a felicidade, abrindo espaço para que ela seja parte de nossa vida. Quando buscamos uma vida plena, precisamos dedicar tempo a ela, o mesmo tempo que normalmente dedicamos a reclamações e justificativas, poderia ser colocado nos momentos de plenitude e felicidade. Para que ser torne parte de nosso dia a dia.

Estudos da Física quântica estão confirmando que a matéria e a realidade podem ser alteradas pelos nossos pensamentos. A Lei da Atração, um dos cinco princípios fundamentais da existência nos diz que “semelhante atrai semelhante.” É um fato científico que os pensamentos são energia. Os neurônios em nosso cérebro produzem pensamentos. Se a energia segue a energia, então a energia segue o pensamento, e a gratidão segue a abundância.



Vamos fazer um exercício juntos, de colocar em um caderno, bloco de anotações, diário, não importa onde, mas escrever diariamente ao menos 3 coisas do qual esta grato. E para aprofundar nossas relações com colegas de trabalho, família, e amigos, pegue 1 item do qual é grato a uma pessoa, e medite sobre isso. Coloque pelo menos 5 subitens para aprofundar melhor.  Por exemplo: “ Sou grata ao meu esposo: por ter me escolhido como sua esposa, por cuidar de mim, da nossa casa e de nossos sonhos, pelo companheiro que é, pela compreensão e carinho que tem em suas palavras...” Ao terminar o exercício, você pode falar com essa pessoa sobre sua gratidão. O poder que ela influenciará em sua vida é grandioso. Se você é um gestor de equipes, e dedicar alguns minutos com sua equipe para expressar a gratidão que possui com eles, notará em alguns dias, e eu arrisco dizer que talvez em algumas horas, o quanto sua ação será produtiva e abundante em bons resultados. Se você é um pai ou mãe, filho ou filha, avô ou neto, não importa. Dedique alguns minutos a refletir sobre o porque é grato, e quando puder diga à pessoa. A gratidão transforma negação em aceitação, caos em ordem, confusão em clareza, transforma uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo.

Para citar Brian Tracy, “Desenvolva uma atitude de gratidão e de graças por tudo o que acontece com você, sabendo que cada passo em frente é um passo para alcançar algo maior e melhor do que a sua situação atual”.

Conte-me como foi sua experiência de gratidão, divida conosco essa maravilha que pode transformar nosso mundo.

Um forte abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário