quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Como lidar com pessoas difíceis?

Pense em uma pessoa que você considera difícil. Qual a sua reação diante da imagem dessa pessoa em sua mente?

Costumamos chamar essas pessoas de chatos, nos afastamos. Temos receio de chamar para um almoço, happy hour ou festa da família. Essas pessoas sempre têm opinião formada sobre tudo, são eventualmente arrogantes, outros são dissimulados e alguns bem autoritários ou controladores. Dá vontade de correr dessa pessoa, manter distância.

E quando não é possível se afastar da pessoa? Quando é alguém da família ou trabalho e você precisa conviver. Como lidar com pessoas difíceis?



Mapa não é território: Esse conceito da PNL demonstra que cada um possui sua representação interna do evento, o que não é necessariamente um fato. Fica aqui um lembrete: cada um tem sua própria percepção dos fatos.

Quer um exemplo? A passagem de Metrô aumentou. Esse é o fato. Entre duas pessoas, uma pode ficar furiosa, por ter de tirar mais dinheiro do próprio bolso. A outra pessoa pode achar ótimo pois, com o aumento da passagem, mais pessoas vão preferir ir de ônibus, que é mais barato, e o Metrô ficará mais confortável. Note que o fato não muda, mas as pessoas têm percepções, e em consequência reações diferentes.

Não podemos mudar as pessoas, cada um possui uma história, e carrega em seus comportamentos crenças e valores, intrínsecos pertinentes a cada indivíduo e sua criação. O que ocorre com muitas pessoas que julgamos difíceis, é que muitas vezes nos colocamos como superiores a ele. Já parou para pensar que quando você critica, e se envolve com o comportamento, acaba estimulando as ações dessa pessoa difícil?  

O tempo fechou: Definitivamente não é com todo mundo que podemos falar de futebol, religião e política. Em muitos casos as pessoas tendem a reagir de forma negativa a uma opinião contraria a sua. Em uma situação como essa, onde cada um tem seu ponto de vista muito bem consolidado, a melhor ação é respeitar tais pontos. Você não precisa compactuar da mesma opinião, mas respeito é o princípio de bons relacionamentos. Se a conversa chegou em algo polêmico, peça ao outro que ouça sua opinião, sem ter a necessidade de convencê-lo, mas explicando seus pontos de vista. Se não houver possibilidade de prosseguir, e o ponto não for fundamental, considere encerrar o assunto. Lembre-se, sua opinião não vai mudar as crenças de pessoas difíceis, mas suas atitudes sim.

Vilão ou mocinho: E assim como no conceito da PNL “Mapa não é território”, todos nós temos virtudes e defeitos. E reconhecer as virtudes de uma pessoa difícil é de grande valor para a relação entre vocês. Levantar os momentos em que a pessoa foi assertiva, valorizar o que ela tem de virtuoso e que fará diferença no meio social. Utilize a técnica 20 para 1. Para cada 20 elogios, você pode fazer 1 crítica. Difícil? Experimente um novo comportamento, e verá como suas relações vão melhorar.
É do ser humano a percepção de que, “se não vai em linha do que eu penso, não é correto”. É importante dizer que nem sempre estamos corretos, e nossa verdade não é absoluta.

Quando é necessário romper: É muito complicado quando estamos falando de um chefe, ou mesmo um familiar próximo. Romper não significa necessariamente deixar de falar, mas minimizar o contato com aquele que não esta valorizando seu esforço em melhorar o relacionamento. Se você julga que a pessoa tem comportamento abusivo, não permita que seus valores sejam feridos. Ás vezes esse relacionamento precisa ser deixado de lado. Deixe-o ir.

O dialogo será sempre uma ponte nas relações humanas, mantenha sempre o foco em quem você é, e lembre-se que seus comportamentos podem falar muito mais que suas palavras. Se agir de forma diferente, com certeza terá resultados diferentes.

Procure tirar o foco do lado pessoal. Você perceberá como fica mais fácil conversar nessa condição. Não é fácil, mas quanto mais nos aprimoramos, mais sucesso tendemos a ter.

Por fim, lembre-se de que somos a média das 5 pessoas com as quais mais temos contato. Quem você quer ser? Uma pessoa de sucesso? Ande com pessoas de sucesso.


Boa sorte, e um forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário