segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Os valores governam nossas decisões


Como você tem vivido a sua vida? Para onde você esta indo? O que realmente importa para você?

Entre o nascer e o morrer existe um caminho a ser percorrido, e nesta jornada que é a vida eu te pergunto: Qual o propósito da sua vida?

A todo momento tomamos decisões, que causam impactos em nossas vidas, no ambiente em que vivemos e na vida das pessoas com as quais nos relacionamos. Um bom plantio resulta em uma boa colheita. E são os valores que temos, aquilo em que acreditamos, que determinam as nossas prioridades, nossas decisões. Entende-se que valor não é aquilo que você gostaria de ter, mas aquilo que você é.

Raramente tomamos consciência do que estamos fazendo, mas é comum nos apegarmos a zona de conforto que nos segura em um emprego, casamento, amizades e relacionamentos que não nos ajudam a crescer, não nos permitem viver conforme nossos valores.

Nas sessões de coaching, ouço frases como: “Meu chefe pede para que eu minta o tempo todo, me sinto muito mal por isso. Não posso sair desse emprego, preciso deste salário.”, ou “Eu nunca ouvi de minha esposa sequer um "muito obrigado", isso me machuca, gostaria de ouvir mais dela.”

Quando você não está vivendo de acordo com seus valores, sentirá a reação de seu corpo e consciência enfraquecidos. E quando você não tem ideia de quais são os valores que norteiam a sua vida? Durante alguns anos venho observando essa questão nas pessoas. É inacreditável como o corpo responde todas as vezes que você não age conforme seus valores. Dores musculares, fortes dores de cabeça, dores no estômago, ansiedade, depressão... e por aí vai. O ser humano muitas vezes não age em conformidade com seus valores, por crenças, medos, inseguranças. E se envolve em uma “bola de neve” de angústia, desespero e terror aos domingos a noite. Já se sentiu assim? Se identifica com  algumas dessas característica. Quantas foram as vezes que agiu contra seus valores, e qual foi a reação do seu corpo? O que você sentiu naquele momento?

Os nossos valores são a matéria prima de uma vida feliz. Quanto mais tempos usamos praticando nossos valores, mais tempo ganhamos nessa jornada que é viver. Permita-se viver de acordo com o que importa para você, de acordo com o que norteia a sua vida. Permita-se viver essa linda jornada. 

Qual o legado que você quer deixar nesse mundo?

Quer saber quais são seus valores pessoais? Pergunte-se: o que realmente é importante para mim? Uma vez que você saiba quais são seus valores pessoais, viva intensamente cada um deles, isso é qualidade de vida. Essa é a maior riqueza de qualquer ser humano.

A felicidade só depende de você.




Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário